Secretaria Desenvolvimento apresenta estrutura e funcionamento a estudantes da UFV
A programação foi marcada por uma série de apresentações institucionais que revelaram a amplitude do trabalho desenvolvido pela Prefeitura
Publicado em 11/04/2025 10:44
Os professores Alan Freitas (Departamento de Administração e Contabilidade) e Alair Freitas (Departamento de Economia Rural) coordenaram uma aula do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e em Extensão Rural da UFV (Universidade Federal de Viçosa), na manhã de quinta-feira, 10.
A exposição acadêmica aconteceu no Salão Professor Arduíno Bolivar, do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura de Viçosa.
A programação foi marcada por uma série de apresentações institucionais que revelaram a amplitude do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria de Agropecuária e suas equipes técnicas.
Os professores, Alan e Alair, abriram a encontro com reflexões sobre o papel transformador da gestão pública, a importância do planejamento estratégico e a necessidade de ampliar os canais de interlocução entre universidade e poder público. Suas falas reforçaram o propósito da aula inaugural: transformar o conhecimento acadêmico em ferramenta de impacto social real.
O Prefeito Ângelo Chequer também compartilhou um panorama da gestão municipal e suas estratégias de desenvolvimento econômico e reforçou o valor do evento como instrumento de transparência e inovação: “Viçosa está vivendo um novo ciclo de gestão, pautado pela modernização, diálogo e eficiência. Esta aula representa exatamente isso: a abertura da Prefeitura para a universidade, para os cidadãos e para novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, assegurou.
O Secretário de Desenvolvimento, Ramon Fernandes, destacou de forma abrangente os programas e projetos da pasta, oferecendo uma visão geral das iniciativas em andamento e da estratégia adotada pela secretaria para impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional de Viçosa: “Nunca tivemos um encontro como este em Viçosa. Reunir tantos atores relevantes, de diferentes setores, em torno do mesmo objetivo mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.
A seguir, apresentou diretores e chefes de departamentos da Secretaria, que também compartilharam ações e projetos em áreas essenciais como defesa do consumidor, estímulo ao empreendedorismo, geração de emprego e renda, simplificação de processos e modernização da gestão, nesta ordem:
Daniel Cabral – secretário Adjunto de Desenvolvimento (inovação, distrito Industrial e eventos Estratégicos); Celso Alves – Diretor procon (defesa do consumidor em Viçosa), Fabricio Vieira – Chefe do Departamento de Gestão do Sine (política de empregos e atendimento no Sine), Luísa Maffia – diretora da Sala Mineira de Empreendedorismo (Serviços da sala mineira do Empreendedor) e Fenanda Oliveira – chefe do Departamento de Gestão simplificada) e Marcos Rocha – chefe do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo (empreendedorismo local).
A Secretária Interina de Agropecuária, Vera Lúcia Rodrigues Fialho, trouxe importantes reflexões sobre os desafios e potencialidades do meio rural em Viçosa, destacando o apoio técnico ao pequeno agricultor, as ações de incentivo à produção orgânica, os investimentos em feiras e circuitos curtos de comercialização e o papel da Secretaria na articulação de políticas intersetoriais de desenvolvimento rural sustentável.
Encerrando a programação, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Daniel Cabral, apresentou os avanços em inovação e planejamento territorial, incluindo os projetos de revitalização do Distrito Industrial e os eventos estratégicos que estão reposicionando Viçosa como referência regional: “Estamos criando as bases para uma cidade mais competitiva, inteligente e sustentável. E isso só é possível com parcerias sólidas, como essa que hoje se consolida entre a Prefeitura e a UFV, Concluiu.
Também presentes as professoras da UFV, Suely Fátima Ramos Silveira (Departamento Administração e Contabilidade) e Roberta Freitas Guerra (Departamento de Direito).
por DCM